O Evento

As principais novidades de energias renováveis, construções sustentáveis e eficiência energética em um único evento!

Em sua quinta edição, a Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2018 une suas forças com o 9ª GreenBuilding Conferência&Expo e o Forúm de Eficiência Energética da ASHRAE Brasil Chapter.

A proposta é promover uma maior aproximação dos diversos players ligados a esses setores, como fabricantes, fornecedores, compradores, empresas prestadoras de serviços, construtoras, arquitetos e engenheiros, profissionais ligados à Construção Civil, varejistas, redes e operadoras de hotéis, além de especialistas, autoridades e agentes governamentais.

Esta será a primeira vez que a GreenBuilding Conferência&Expo, evento realizado pela Green Building Council Brasil (GBC), uma organização não governamental que visa fomentar a indústria de construção sustentável, acontece fora da cidade de São Paulo. A mudança para Curitiba é estratégica, pois a região Sul hoje tem o maior crescimento de edifícios certificados LEED em todo o país.

A ASHRAE é uma associação global com mais de 56 mil membros e presente em 132 países com a missão de desenvolver sustentavelmente o mercado de ar-condicionado e refrigeração.

GreenBuilding Brasil

Conferência internacional e Expo

Expo Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é o evento da construção sustentável no Brasil, e um dos principais do segmento no mundo. Desde sua primeira edição, em 2010, o evento nasceu com o intuito de fornecer conteúdo necessário para o mercado por 3 diferentes formas: Exposição, Conferência e Visitas Técnicas. Na exposição, que ocorre simultaneamente com a Conferência, empresas apresentam suas soluções para greenbuildings, muitas fazem o lançamento de seus produtos/serviços durante o evento. Palestras e Sessões Educacionais de altíssimo nível técnico, com renomados profissionais nacionais e internacionais, podem ser vistos na Conferência, Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, Paul Hawken e Joaquim Barbosa são alguns dos nomes que já participaram da abertura do evento que conta com mais de 120 Palestrantes nacionais e internacionais. No 4° dia de evento, são realizados diferentes roteiros de visitas técnicas, onde os profissionais podem ver na prática tudo o que viram e aprenderam durante os 3 dias de evento.

ASHRAE BRASIL CHAPTER

A ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) é uma associação global com mais de 56,000 membros, presente em 132 países. Foi fundada em 1894 por engenheiros em Nova York com a missão de desenvolver o mercado de ar condicionado e refrigeração e promover um mundo mais sustentável.

Para isso, a sociedade financia projetos de pesquisa, oferece programas de educação continua, desenvolve e publica normas técnica e guias.

Nos países onde se encontra, a sociedade se organiza em Chapters apoiada no trabalho voluntário de seus membros. Hoje são mais de 183 Chapters espalhados pelo mundo. Neste último ano o Chapter Brasil promoveu mais de 65 eventos pelo Brasil – podemos destacar 16 visitas técnicas, 23 palestras, 7 Webinares e o 7º Seminário de Qualidade do Ar Interno, que ocorre anualmente em São Paulo e é uma referência para os profissionais da área.

PANORAMA REGIONAL

Pela primeira vez, o Greenbuilding Conference & Expo será realizado fora de estado de São Paulo, a nova sede será Curitiba. A mudança é para destacar a importância da região Sul no crescimento das construções sustentáveis, eficiência energética e geração de energia por fontes renováveis.

Considerando os últimos 5 anos, a taxa média de crescimento anual no Sul foi de 79,6% enquanto que a média brasileira foi de 41%.

A capital Paranaense já tem 22 edifícios certificados, correspondendo a 36,5% dos edifícios LEED da região Sul.

Dos edifícios certificados LEED na região Sul, 23% atingem o mais alto nível de certificação (LEED Platinum) comparado com uma media nacional de 6%. A região Sul ainda concentra o maior número de edifícios LEED Platinum, 52% do total brasileiro.

A região Sul também é pioneira e lidera a introdução dos chamados edifícios “Zero Energia” ou autossuficientes, aqueles que geram de forma limpa toda a energia que precisam para sua operação. No país, já são dez edifícios registrados para Certificação GBC Brasil Zero Energy, sendo cinco na Região Sul e, desses, quatro no estado do Paraná. Outra característica importante da Região Sul é o fato do movimento de construções sustentáveis serem mais “grassroots” do que em outras regiões. A maioria dos edifícios certificados no Sul são menores e estão localizados fora das capitais. Metade dos edifícios certificados na região se encontram em cidades do interior dos três estados, enquanto apenas 28% dos edifícios nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro estão localizados fora das suas respectivas capitais.

A energia elétrica gerada no Paraná equivale a 17,1% da brasileira e a 59,5% da eletricidade da Região Sul. Sua fonte predominante são usinas hidrelétricas, com participação de 94,4% no total de energia produzida. Já no setor de micro e mini geração distribuída, o Paraná já contava com quase 2 mil unidades consumidoras conectadas à rede em maio deste ano, sendo quase 300 somente em Curitiba e Região Metropolitana.

Aqui, a produção por energia solar fotovoltaica também é a mais utilizada, fazendo o estado ocupar a quinta colocação no país. Quando falamos sobre os edifícios certificados LEED, o crescimento na região Sul é duas vezes mais rápido que o resto do país.

O QUE TEREMOS

A programação das conferências e fórum contarão com cursos, workshops e debates ministrados pelos principais especialistas da áreia, além de visitas técnicas e apresentação de estudos e pesquisas elaborados por mestrandos e doutorandos do setor.

Já a exposição apresentará novos equipamentos, produtos e serviços para a geração de energia por fontes renováveis, construções sustentáveis e eficiência energética. Uma novidade será o Espaço Smart, onde serão demonstradas tecnologias inteligentes para o mercado.

Local e Data

Os eventos ocorrem, paralelamente, entre os dias 5 a 7 de novembro, no Espaço de Exposições Atrios I e II na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), localizada em Curitiba (PR).

HORÁRIOS

Dia 5 de novembro – das 8h às 17h

Dia 6 de novembro – das 8h às 18h

Dia 7 de novembro – das 8h às 17h30

Como Chegar

Espaço de Exp. Horácio Coimbra da FIEP
Endereço: Av. Com. Franco, 1341
Jardim Botânico, Curitiba/PR
CEP: 80215-090