Trabalhos Técnicos

Para envolver cada vez mais a universidade e pesquisadores, a Smart Energy CIEI&EXPO 2018 abre espaço para a apresentação de artigos técnicos e pôsteres com a participação de pesquisadores dentro da parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Os temas estão relacionados a cinco grandes áreas dentro do foco energia inteligentes: fontes renováveis (que abrange fotovoltaica, biomassa, biogás, PCH/CGH), redes inteligentes (contemplando armazenamento, medição inteligente, iluminação inteligente), eficiência energética e cidades inteligentes, e políticas públicas.

 

As inscrições estão encerradas

Moderadores

Prof. Fabrizio Nicolai Mancini

Currículo
Doutorando em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE/UTFPR com o tema de planejamento energético;
Mestre em Tecnologia pelos Institutos Lactec;
Engenheiro Eletricista e Advogado;
Pesquisador do NPEnergia/UTFPR, PD2T/UTFPR e EnergyLab/UP;
Membro do Comitê Temático de Energia da FIEP/PR;
Professor na UTFPR e UP.

Conteúdo da palestra:
Planejamento Energético para quê e para quem?
O planejamento energético é algo que até pouco tempo era uma preocupação somente de governos e algumas poucas indústrias de uso intensivo de energia. Os tempos mudaram e a realidade de uma energia cada vez mais cara e limitada desponta para uma nova necessidade de educação energética que demanda o planejamento energético por todos. O que, quem e como planejar?

Prof. Dr. Thulio Cícero Guimarães Pereira

Currículo
Doutor em Sociologia Política pela UFSC, com pós-doutorado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Atualmente é professor associado da UTFPR e trabalha com pesquisa & desenvolvimento nas áreas de políticas públicas, planejamento energético e finanças. Também coordena o Núcleo de Pesquisa em Energia: Políticas Públicas, Finanças e Tecnologia - NPEnergia, em parceria com a Copel, a UTFPR, a UFPR, a FIEP e a Paraná Metrologia. Trabalhou 20 anos como consultor de empresas, 14 anos na COPEL Companhia Paranaense de Energia e 10 anos na Dow Chemical Co.

Conteúdo da palestra:
``Fontes renováveis de energia e os caminhos do petróleo``.
A palestra abordará algumas das relações existentes entre as fontes renováveis de energia e o petróleo, principalmente na questão da influência do preço do petróleo nos investimentos em outras fontes de energia.

Prof. Tiopolo

Currículo:
Atua nas áreas de fontes renováveis de energia, energia solar, radiação solar, sistemas fotovoltaicos, planejamento energético. Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 1995, nos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, e nas Pós‐graduações em Energias Renováveis e Construções Sustentáveis. Pesquisador da UTFPR no Núcleo de Pesquisa em Energia: Políticas Públicas, Finanças & Tecnologia - NPEnergia e no Programa de Pós-Graduação em Sistema de Energia - PPGSE. Coordenador do Laboratório de Energia Solar - LABENS e Líder do Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos, ambos na UTFPR. Coordenou o projeto de pesquisa para determinação do potencial de radiação solar e fotovoltaico no estado do Paraná, projeto objeto da parceria entre UTFPR / INPE / ITAIPU / PTI. Pesquisador no projeto P&D ``Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas``, projeto objeto da parceria entre a UTFPR - Câmpus Curitiba e COPEL-DIS. Revisor de periódicos das revistas SODEBRAS e Revista Brasileira de Energia (SBPE). Pesquisador colaborador do LABREN / CCST / INPE (Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Conteúdo da Palestra:

Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná - 1ª Edição
Resultados e comparações com outros estados e Europa

O objetivo desta palestra é o de discorrer sobre a evolução da Energia Solar no cenário Global, Brasil e Paraná, e o de apresentar o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná - 1a Edição e a Ferramenta Web Interativa, resultado da parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Itaipu Binacional através do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). Os resultados obtidos neste trabalho mostram o excelente potencial de radiação solar e fotovoltaico no Estado do Paraná, superior a muitos países europeus onde esta fonte de energia renovável já está bastante disseminada.

Vilson Roiz Gonçalves Rebelo da Silva

Currículo:
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975), em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977), mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008) e doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no Núcleo de Pesquisa em Energias: Políticas Públicas, Finanças e Tecnologia (NPEnergia) e no grupo de planejamento energético Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Energia – Sistema FIEP.

Conteúdo da Palestra:

Gestão da Energia na Indústria: desafios e oportunidades.

Desafios: Volatilidade de preços; aumento de custo da energia; desregulamentações nos setores elétrico, de petróleo e gás; segurança energética; pressão pela redução de emissões de gases de efeito estufa e poluentes; obstáculos para atender à crescente demanda global por energia; falta de atenção governamental e de outras instituições brasileiras para com a eficiência energética na indústria.
Oportunidades: Abordagem da engenharia organizacional para sistemas de gestão da energia (SGE); utilização de normas padrão internacional (ISO 50001); aplicação de geração distribuída (GD) com fontes renováveis (solar, eólica e biomassa); tecnologia smart-grid.